sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Crítica - Debi & Lóide 2

TítuloDebi & Lóide 2 ("Dumb and Dumber To", EUA, 2014)
Diretores: Bobby e Peter Farrelly
Atores principais: Jim Carrey, Jeff Daniels, Rob Riggle, Laurie Holden, Rachel Melvin, Kathleen Turner

Envelhecido, mas ainda proporcionando boas risadas

O tempo passa. Eu era adolescente, e lembro muito bem de assistir o primeiro Debi & Lóide nos cinemas. Até hoje é um dos filmes que mais me fez rir. Foi com certo espanto que percebi que Debi & Lóide 2 chegou aos cinemas após exatos 20 anos do filme original. 20 anos! Se você também viu o primeiro filme quando ele foi lançado, meus parabéns, você também está ficando velho. Mas não se preocupe, você tem uma pequena vantagem em relação à "molecada". Embora não seja obrigatório, ter assistido o filme anterior (e lembrar-se dele, claro), faz diferença: algumas das piadas fazem referência ao filme de 1994.

Cada vez mais recluso, é portanto curioso saber que a idéia da continuação veio de Jim Carrey. Conta a lenda que 5 anos atrás o ator assistiu o primeiro filme novamente, em um hotel, e se convenceu que Debi & Lóide era tão bom que merecia uma continuação. Não foi difícil convencer seu parceiro Jeff Daniels e os diretores Bobby e Peter Farrelly para o projeto. Os amigos Debi e Lóide teriam nova aventura na telona.

Debi & Lóide 2, é resumidamente, muito parecido com seu antecessor. Ambos seguem a estrutura de um road movie. Se antes tínhamos a dupla seguindo uma garota até Aspen, agora temos Debi (Jeff Daniels) e Lóide (Jim Carey) indo até o Texas atrás da filha perdida de Debi... e porque não... também atrás de um rim.

Não é só a estrutura que é parecida. O conhecido humor nonsense, ás vezes negro, ás vezes escatológico, dos irmãos Farrelly também está de volta. E com os mesmos defeitos e qualidades de sempre, agrada, proporcionando boas piadas.

A grande diferença entre os dois Debi & Lóide é basicamente sua velocidade. Envelhecidos (tanto os atores, fisicamente, quanto o conceito de seus personagens), no primeiro filme o ritmo era alucinante, em Debi & Lóide 2 as coisas são mais lentas, quase não há cenas de humor físico, por exemplo. Elas foram substituídas por um número maior de piadas verbais, de trocadilhos. E se no primeiro filme haviam ótimas piadas surgindo o tempo todo, agora continuamos com piadas sensacionais... porém espalhadas espaçadamente ao longo da história.

Resumindo Debi & Lóide 2 em uma frase: "é bem parecido com o anterior, mas sua média de "piadas boas por minuto" é bem menor.

Jeff Daniels e Jim Carey estão irrepreensíveis. Principalmente o último, que se em sua aparência fica nítido o seu envelhecimento, o mesmo não pode dizer da energia que ele traz para seu personagem. Palmas para Carey! Mantendo o mesmo entusiasmo do passado, pelo menos "por dentro" dá para se afirmar que nem Debi nem Lóide envelheceram um mísero minuto nestes 20 anos.

Se a dupla principal está muito bem, o elenco coadjuvante não agrada. Porém, há um novo personagem que merece elogios. Não vou dizer quem é para não estragar a surpresa, mas ver um terceiro personagem que consegue ser tão crivelmente ingênuo quanto os dois protagonistas é um bônus bem bacana para o filme.

A conclusão é que, mantendo a tradição de ser inferior ao filme original, Debi & Lóide 2 é pelo menos bom o suficiente para matar a saudade dos seus fãs. E se levarmos em conta a atual fase dos cinemas, onde é cada vez mais difícil encontrar uma boa comédia, Debi & Lóide 2 se torna um filme ainda mais elogiável. Nota: 7,0

PS 1: Olhando os créditos... eis que aparece o nome de Bill Murray. Quando vi o filme, não encontrei o ator em nenhum momento. Falta de atenção minha? Não... Bill está escondido até demais! Chamar um nome famoso para não ser percebido é meio estúpido... mas enfim, vai entender o humor dos Farrelly. Vejam aonde estava Bill Murray neste link.

PS 2: Seguindo esta modinha emburrecedora de cada vez mais dublados e menos legendados, pela primeira vez meu site traz um trailer dublado. Isto porque não há, simplesmente, um trailer oficial legendado. Uma vergonha. Um detalhe: assisti o filme legendado é há vários trocadilhos intraduzíveis para o português. Como assisti no idioma original, pude desfrutar dos mesmos. Já quem foi assistir dublado... perdeu estas piadas. E eu digo com prazer: bem feito! 

PS 3: Na verdade, já existiu em Debi & Lóide 2. Ele foi feito em 2003 e se chamava Debi & Lóide 2: Quando Debi Conheceu Lóide . Não contando com ninguém da equipe original (nem os atores, nem os diretores, escritores, nada), o filme é um lixo completo, e foi merecidamente ignorado por este novo lançamento.

2 comentários:

Leandro Nunes disse...

Pensei q estivesse falando dessa porcaria de 2003. Bom saber dessa versão!
Obs: tem um "typo" no PS 2

Ivan disse...

Valeu pelo comentário! O filme é divertido. E acho que corrigi o "typo", obrigado. :)

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...