sábado, 18 de abril de 2015

As novidades sobre Star Wars 7 e Batman vs Superman

Esta foi uma semana extraordinariamente agitada no mundo pop, com o lançamento de novos Teaser Trailers de dois aguardadíssimos blockbusters: o segundo teaser de Star Wars - O Despertar da Força, lançado quinta-feira dia 16, e o primeiro teaser de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, lançado um dia depois, na sexta dia 17.

Neste artigo, o Cinema Vírgula comentará estes dois trailers, além de especular sobre o que nos aguarda estes dois futuros filmes. Vamos a eles!


O segundo teaser trailer de Star Wars 7


Estamos em pleno andamento da Star Wars Celebration 2015, evento anual em homenagem a saga de George Lucas, que está sendo realizada na cidade de Anaheim, na Califórnia, entre 16 a 19 de abril. E foi logo em seu primeiro dia que tivemos uma grande quantidade de informações sobre Star Wars 7, com a divulgação do segundo teaser trailer (veja-o aqui) e com um painel de entrevistas que veio a seguir, no qual o diretor J.J.Abrams e os atores principais do filme participaram. Só Harrison Ford, que ainda se recupera de seu recente acidente de avião, não esteve presente.

Primeiro, sobre o trailer. Mais uma vez, belíssimo, empolgante, reforçando as esperanças de que o novo filme terá o tom correto. Porém, ao contrário da maioria das pessoas, confesso que gostei mais do primeiro trailer do que este, me emocionei mais com o anterior. Mesmo assim, nada foi mais emocionante que a breve cena que nos mostra Han Solo pela primeira vez (ver foto acima). Ele parece genuinamente feliz ao dizer que "estão em casa" novamente. De arrepiar.

O novo trailer propositalmente não nos dá mais uma vez nenhuma dica sobre qual será a trama da nova história. A maiorias das informações sobre o episódio 7 vieram do painel com as entrevistas. Nela, J.J.Abrams começou contando que as cenas desérticas apresentadas até agora não são em Tatooine, como se esperava, e sim em um novo planeta: Jakku (ao que parece, o universo de Star Wars adora mesmo nomes com a sílaba "cu", para desespero dos praticantes da língua portuguesa).

Ele também confirmou o trio protagonista, composto pelos atores Oscar Isaac, Daisy Ridley e John Boyega. Cada um dos atores falou brevemente de seus personagens: Rey (Ridley) é uma "coletora" de Jakku; Finn (Boyega) disse estar em grande perigo, e não explicou porque aparece vestido de stormtrooper; e Poe Dameron (Isaac) disse ser o melhor piloto da galáxia, e que "está em uma missão a pedido de uma princesa".

Isto tudo nos mostra que teremos um filme protagonizados por uma mulher e um ator negro, coisa rara em Hollywood e inédita nos filmes da franquia. Acho excelente! Ao mesmo tempo, com a divulgação do trio protagonista, me veio uma grande surpresa: aonde estão os filhos de Han Solo e Princesa Leia?

Explico meu espanto: toda a história de Star Wars até hoje mostrou claramente que, afinal, ela se trata da história da família Skywalker. Portanto, para continuar esta premissa, todos esperavam que pelo menos um dos protagonistas fossem um dos filhos de Leia. Mas nem Rey, nem Finn e nem Poe aparentam ter qualquer ligação com os Skywalker. Espero que, de alguma forma, a nova trilogia continue sendo sobre a família de Luke, Anakin e Leia. O contrário disso seria uma pequena decepção. De qualquer forma, Daisy Ridley é razoavelmente parecida com Natalie Portman (a Princesa Amidala da primeira trilogia). Seria ela então, de alguma maneira bizarra, uma Skywalker?

Por falar em Luke, é bem interessante quando vemos sua mão direita na cena do segundo 0:43 do novo trailer. Sua mão artificial é "rústica", apenas metal, e não aquela prótese que imita perfeitamente a mão humana, a qual ele usa nos episódios 5 e 6. Por que isto é interessante? Porque um dos primeiros boatos sobre o enredo de Star Wars 7, surgido em julho do ano passado, é que o filme começaria com uma mão decepada, portando um sabre de luz, vagando pelo espaço. E que esta mão seria de Luke. Estou bem mais inclinado agora a acreditar neste boato. E vocês?

Uma boa notícia foi a afirmação de J.J.Abrams de que eles tentaram usar ao máximo sets e objetos reais, para dar uma maior sensação de realismo, Se for verdade, ótimo. J.J. parece ter aprendido a lição que George Lucas nunca aprendeu.

Também foram citados os nomes de alguns dos vilões: o encapuzado com o sabre vermelho de 3 pontas do primeiro trailer se chama Kylo Ren, e agora vemos seu "rosto" no minuto 1:06 do novo teaser. E o sombrio stormtrooper de cor cinza cromado que aparece no minuto 1:14 tem o nome de Capitão Phasma. Há quem aposte que este é o personagem que será interpretado pela atriz Gwendoline Christie. Tenho minhas dúvidas.

Finalmente, ainda sobre nomes, algo que não gostei. Tanto o Império quanto a Aliança Rebelde mudaram de nome, para respectivamente, "A Primeira Ordem" e "Resistência". Já que o imperador morreu, e até aceitável que o Império mude de nome... agora, não ser mais Aliança Rebelde eu não vejo nenhum motivo para isto mesmo, a não ser interesses comerciais.

A conclusão para o novo trailer de Star Wars? A mesma do trailer anterior: empolgante. E eles estão no bom caminho. Que continuem assim.


O primeiro teaser trailer de Batman vs Superman


Foi uma longa espera para obter qualquer informação decente sobre Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Seu primeiro teaser trailer estava programado para dia 20 de abril. Estava. Algum brasileiro vazou o tão esperado vídeo no dia 17 (ele tinha legendas em português), e ao fracassar em tirá-lo do ar, a Warner antecipou o trailer oficialmente no dia seguinte, dia 18. Para quem não o viu, basta clicar aqui.

Ao contrário do trailer de Star Wars, o trailer dos heróis da DC já nos dá boas pistas do enredo. Após ter colocado o planeta Terra em perigo no filme anterior, O Homem de Aço (2013), Superman divide as opiniões do planeta. Seria ele um protetor ou uma ameaça? A primeira metade do trailer nos mostra lentamente uma estátua feita em homenagem ao kryptoniano enquanto ouvimos dezenas de opiniões sobre o Superman. Algumas a favor, muitas contra. Destaque para uma breve frase dita por Lex Luthor, no segundo 0:43, que será vivido por Jesse Eisenberg: "Agora sabemos, não? Os Demônios não vem do inferno sob nós. Não, eles vem do céu.".

A partir da segunda metade, vemos o universo de Batman. E quem começa a narrar os eventos é o mordomo Alfred, que será interpretado por Jeremy Irons. A partir do minuto 1:04 ele diz que a raiva e a sensação de impotência leva bons homens a ser cruéis: uma explicação do porque Batman estará contra Superman.

Não tenho dúvidas de que Lex Luthor manipulará Batman para enfrentar Superman, e o que vemos a partir do minuto 1:38 é provavelmente o início deste confronto.

Minha opinião sobre este trailer é mista. Gostei de algumas coisas, mas não gostei de várias. De bom, é a confirmação definitiva que teremos um filme de tom sério, realista, e visual incrível, assim como foi O Homem de Aço, não a toa feito pelo mesmo diretor, Zack Snyder. Fica também confirmado que o universo do Cavaleiro da Trevas - aquela que é provavelmente a melhor história em quadrinhos de Batman em todos os tempos - foi usado como referência para Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Em teoria, de uma ótima fonte vêm ótimas idéias.

Mas apesar do visual belíssimo, achei o trailer sombrio demais. A ponto de incomodar. Seria um indício de que Batman seja de fato o protagonista, e Superman um pouco mais... coadjuvante? Talvez. E mais Batman significa mais Ben Affleck na tela, isto sim realmente preocupante. Juro, não é simples preconceito. Basta olhar no trailer, quando o ator aparece pela primeira vez como Bruce Wayne, no minuto 1:04. É uma cena onde ele precisa demonstrar raiva... mas não consegue. Mais parece que vai começar a chorar.

Também me preocupa eventuais descaracterizações dos personagens. No segundo 0:40 vemos soldados - cujo uniformes possuem o logotipo do Superman no ombro - se ajoelhando perante o kryptoniano. Difícil acreditar que o verdadeiro Superman aceitasse ser tratado como se fosse um superior.

Batman também se descaracteriza, no minuto 1:35, ao segurar um rifle - ele que supostamente deveria abominar armas de fogo. Mas o pior acontece na cena anterior, aos 1:24, onde o que aparenta ser a Bat-Wing metralhando inimigos... para matar. E o que dizer de Batman afirmar que vai fazer Superman sangrar? Mesmo em sua versão envelhecida e violenta de Cavaleiro da Trevas, Batman não desejava machucar ninguém.

Minha conclusão para o primeiro teaser trailer de Batman vs Superman: A Origem da Justiça é que ele ficou abaixo das expectativas. Com 2 minutos de duração, metade dele é composto de imagens genéricas que não acrescentam nada. Já do minuto que acrescenta, há as preocupações que descrevi acima.

Apesar de tudo, duvido que o filme seja ruim. Tenho certeza que ele será pelo menos "aceitável". Mas a Warner que se cuide... que o roteiro do filme trate Superman como um herói verdadeiro, e não como um vilão. E que ela não faça besteira também na distribuição. O filme já se encontra com as filmagens praticamente prontas, porém sua estréia será apenas em 24 de março de 2016. Tanto tempo assim me preocupa quanto a eventuais vazamentos antes da hora. Espero que a Warner saiba o que esteja fazendo. O sucesso da DC nos cinemas, ao invés de um "monopólio" da Marvel, é o melhor cenário para os fãs, já que a concorrência faria que ambas empresas se forçassem a superar a outra, trazendo filmes melhores sempre.

6 comentários:

Lucas Davi disse...

Gostei de sua opinião... mas percebi claramente que você desconhece muito do Universo Dc e principalmente do Universo do Batman....
1 - O Batman várias vezes já usou armas de fogo... E na HQ do cavaleiro das Trevas, ele também utiliza um rifle e ainda diz "Ainda bem que trouxe essa arma", e ele utiliza o rifle do topo de um predio atirando em outro predio para fazer uma ponte com a corda que o rifle disparou, como se fosse um arpão. Acho plausível a leitura da HQ.
2 - O Batman não querer machucar ninguém? Isso eu ri alto... O Batman sempre machucou quem entrou em seu caminho e por algumas vezes esteve até preparado para Matar... ao ler a historia do Cavaleiro da Trevas na HQ, você percebe nitidamente que o Batman arquitetou TUDO para machucar o Superman, e pouco antes ele arquitetou também, uma surra no lider da Gangue que estava dominando Gothan.
3 - Os aviões, carros e outros meios de transporte do Batman sempre tiveram armas. Ele sempre as usou principalmente para quebrar bloqueios e abrir passagem... alias, no ultimo filme contra o Coringa, a moto dele estava equipada com duas metralhadoras na parte da frente, e algumas vezes ele atirou sem ter a certeza de quem estaria do outro lado.
4 - Viu uma cena de 3 segundos com Ben Affleck, e já tiou conclusões sobre sua atuação, dizendo que ele estava com raiva??? Na HQ o Bruce Wayne estava em um conflito sobre voltar a usar o manto ou não, e aquela cena para mim refletiu exatamente isso, ele em conflito quanto a utilizar o manto do Batman ou não.
5 - Lex manipulando Batman, sério??? Este filme sendo baseado na HQ do cavaleiro das Trevas, os Estados Unidos estão praticamente em guerra civil e o presidente é um fantoche do vilão Lex Luthor, sendo que o presidente mandava e desmandava no Super a mando do LEX... o Batman não estava sendo manipulado, e sim o Super, porém o Batman nunca correu de nenhum inimigo, mesmo não tendo superpoderes...
6 - Quanto ao Batwing Atirar, bem... vemos pessoas no meio das explosões. Porém com o trailer não é possivel confirmar mortes ou não, e nem quem está no controle do Batwing, que poderia ser muito bem o Robin ( a versão feminina), que alias na HQ ela pilota o Batwing e ajuda a salvar o Batman no topo de um predio.

Bom...

Unknown disse...

A unica coisa que do post original que presta é o link do video.....kkkkk

Unknown disse...

Link para quem quiser se aprofundar no assunto. http://hqbr.com.br/hqs/Batman%20-%20O%20Cavaleiro%20das%20Trevas/capitulo/1/leitor/0#3

Ivan disse...

Olá Lucas, obrigado pela resposta e pelas informações.

Vamos aos seus itens.

1 - De fato, ao longo de seus 75 anos, há várias versões do Batman. E o Batman original usava sim pistolas, e atirava para matar. Porém o universo DC mudou radicalmente após o Crise nas Infinitas Terras, de 85, e é o Batman a partir desta data a que me refiro. Aliás, este é o Batman que sempre foi usado nos cinemas.
O Batman pós 85 sempre foi contra usar pessoalmente armas de fogo. Dependendo da fase, sua "aversão" a elas aumenta ou diminui. Mas eu errei num detalhe, de fato, armas em veículos ele já usou várias vezes, mesmo após a Crise. Sobre este ponto, comentarei mais no item 3.

1b - Sobre o "Cavaleiro das Trevas", mesmo já fazendo anos a última vez que a li, reconheci a cena do rifle lá. E como você mesmo disse, o rifle atira corda, não balas. Mas fui precipitado ao julgar pela imagem do trailer, que aquele rifle vai atirar balas mesmo. Erro meu. Certamente irei reler o "Cavaleiro das Trevas" a curto prazo mais uma vez, até para continuar comentando sobre o futuro filme sem falar coisas erradas.

2 - Me expressei mal. Claro que ele machuca os inimigos, e bastante. O que eu quis dizer na verdade é que o Batman, como herói, embora seja violento, nunca foi sádico, nunca teve prazer em machucar. Ao dizer para o Superman no trailer que "você vai sangrar", interpretei pela cena que ele não quer parar o Superman porque é seu "trabalho", e sim, porque isto também lhe daria prazer. Posso ter me equivocado na interpretação, mas se não o fiz, este comportamento não condiz do que eu conheço do Batman.

3 e 6 - Como já disse antes, você tem razão, os veículos já tiveram várias armas. Porém, confesso não lembrar Batman usando-as para matar, o que claramente acontece na cena do trailer com a Bat-Wing. Claro, pode também ser, como você disse, que não seja o Batman no comando. E se algum vilão está usando a Bat-Wing? Vamos aguardar.

4 - Estou sendo preconceituoso mesmo com o Ben Affleck hehe, mas nem tanto, já que ele é um ator bem fraco. É verdade que a cena é curtíssima, então, admito ser possível eu estar sendo injusto. Mas vamos lá: no trailer, enquanto temos as imagens do Affleck, temos em paralelo a voz do Alfred explicando que a "raiva" transforma homens bons em maus. A edição desta cena no filme, futuramente, pode ser diferente, mas na edição do trailer não há dúvidas de que a imagem deveria mostrar um Bruce Wayne com raiva. E Affleck não me convenceu que estaria com raiva na cena. Quanto a ele ter sucesso nisto ou não, bem, é uma interpretação pessoal de quem assiste.

5 - Em "Cavaleiro das Trevas", é como você disse. Batman não está sendo manipulado por ninguém. Batman enfrenta Superman pois este está contra a liberdade. Será assim no filme? Não sei. Tomara que seja. Porém já li vários rumores de que no filme Batman e Lex atuariam juntos. E baseado no trailer, entendo que este "rumor" tem grandes chances de ser verdadeiro. Foi por isto que usei a frase "Não tenho dúvidas de que Lex Luthor manipulará Batman para enfrentar Superman". É o que eu acho. Se estou certo ou não, só saberemos em 2016. :)

Finalmente, comecei a ler as revistas da DC no fim da década de 80 e só parei de ler em 2005, com a Crise Infinita. Então, na verdade, me considero um bom entendedor do universo DC deste período. E de lá pra cá, embora não esteja efetivamente lendo as revistas, continuo acompanho o que acontece pelas notícias. Ah. Eventualmente leio alguns encadernados. Por exemplo, comecei a ler a fase atual do Batman do Scott Snyder e até agora tenho gostado bastante do que estou lendo. Recomendo!

Lucas Davi disse...

Olá Ivan, , obrigado pelas respostas.

Quando disse sobre seu desconhecimento, na verdade quis dizer que você poderia não estar lembrando de alguns acontecimentos.

Ao fato do universo Dc ter mudado radicalmente dos anos 85 para cá, eu concordo com você, ainda mais que antigamente as HQs eram escritas acompanhando os acontecimentos da época no mundo, e o fato de o Batman deixar de usar armas de fogo, acabou sendo inevitável, e acho que até prudente, no intuito de matar ou alvejar alguns inimigos.

Quanto você dizer que o Batman nunca foi sádico, concordo com você, ele como herói nunca foi, mas até porque, sádico mesmo é o Coringa, rsrs.

Sobre o Batwing, bem, realmente alí, quem dá os tiros, está dando com a inteção de destruir tudo pela frente, e como você disse, somente o filme poderá esclarecer aquela cena para nós.

Quanto ao BenAffleck, eu acho mesmo que você está sendo preconceituoso, e motivos para isso ele também já deu muitos. Mas ao olhar todos os filmes do Batman, eu não gostei da atuação de nenhum dos atores dos filmes passados, o Christian Bale, ao meu ver fez um Batman sem comprometer, mas quando interpretava o Bruce Wayne, deixou muito a desejar, espero que tenhamos a sorte de ver um Batman e Bruce sendo interpretados de maneira digna. Mesmo com a fala do Alfred, eu ainda acho que ali ele não estava com raiva, mas sim em conflito, interpretação pessoal.

Como disse, acho difícil que o Batman seja manipulado por alguém, mesmo que seja pelo Lex. Posso estar errado quanto ao que vai acontecer no filme, mas sei que nas HQs não aconteceu dessa forma.

Também sempre acompanhei o universo do Batman, seja em comentário, blog, sites de fãs, Hqs, animações, etc... A fase atual do Batman eu tenho lido algumas coisas, porém tenho gostado muito da saga Injustice, e tenho voltado para ler alguma coisa desta época da Crise infinita, noite mais densa, dia mais claro. Gosto de ler sobre o Batman, e gosto de ler sobre a Liga da justiça. Quanto a sua recomendação, foi acompanhar mais a fase atual.

Gostei do seu post, e ainda mais das suas respostas. Parabéns pelo trabalho.!

Ivan disse...

Obrigado pelo elogio e novamente pela resposta. Trocar ideias sobre cinema e quadrinhos é algo muito bacana! Abraços!

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...