quarta-feira, 27 de maio de 2015

Crítica - O Menino e o Mundo (2013)

Título: O Menino e o Mundo ("O Menino e o Mundo", Brasil, 2013)
Diretores: Alê Abreu
Atores principais: n/a
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=-rHgiSMiHhs
Nota: 9,0

Uma verdadeira obra de arte... e brasileira!

Estamos em um ótimo momento do cinema nacional: dezenas de filmes de alta qualidade foram produzidos nos últimos anos. O grande problema é que eles mal chegam aos cinemas brasileiros, e o genial O Menino e o Mundo é mais um destes casos. O filme estreou em janeiro de 2014... em pouquíssimas salas (apenas 35 mil espectadores ao todo). Uma grande pena. De rara beleza visual e emocional, O Menino e o Mundo fica facilmente entre as melhores animações que já vi.

Na história, temos um menino que vive no campo, e um dia sai sozinho em busca do pai, que acabou migrando para a cidade em busca de dinheiro para sustentar a família. Enquanto o menino percorre sua jornada, o roteiro critica fortemente os problemas de nossa sociedade, e, principalmente, o capitalismo. São "denunciados", dentre outras coisas: a desigualdade social, o desemprego, a massificação, os desmatamentos, o consumismo, a TV, o caos urbano, a violência policial, etc.

Um grande diferencial é que acompanhamos tudo isto sob o ponto de vista do menino. Em sua inocência, ele não entende muito do que acontece, mais observa, curioso. E para nós, que entendemos muito bem o que o menino testemunha, a triste realidade que o filme apresenta é um verdadeiro "soco no estômago" de quem vê.

O Menino e o Mundo não é um filme tão fácil de assistir. Ele é bem incomum. Por exemplo, o filme é desprovido de diálogos. O maior destaque do som fica então para a música, bem agradável, e que acompanha os diferentes cenários visitados pelo menino. Se a história desta animação é incrivelmente universal, é na música que percebemos seu toque brasileiro. Passando por várias escolas nacionais distintas, a trilha sonora vai de uma música composta pelo rapper Emicida (sem canto, só as batidas) até ao nosso samba.

A animação de O Menino e o Mundo, muito longe do padrão computadorizado atual, é feita à maneira clássica, com os desenhos feitos por lápis de cor, giz de cera e colagens. É um trabalho visualmente impressionante, que pode ser conferido no trailer acima.

Infelizmente, não posso dar muito mais detalhes do filme para não estragar surpresas. Termino dizendo que praticamente não encontrei defeitos em O Menino e o Mundo. Há algumas poucas sequências de "delírio/sonho" do garoto que entendo serem desnecessárias. E é só. O resto é irrepreensível. Para fechar com chave de ouro, a história tem um desfecho brilhante, mostrando que o filme vai muito além de críticas: nele há uma mensagem, forte e emocionante. Prepare seus lenços!

É algo simplesmente revoltante - porém esperado - que O Menino e o Mundo não tenha ficado entre os cinco finalistas ao Oscar de Melhor Animação de 2015, onde ele era concorrente. Mas em universos onde o dinheiro não fala tão forte, o filme foi aclamado (atualizado em 01/16: mas ele foi indicado entre os finalistas do Oscar 2016!!). Tendo recebido dezenas de prêmios ao longo do planeta, o principal destaque foi ter vencido o prêmio de Melhor Longa-metragem no festival Annecy, na França. Festival este considerado o mais importante dentre os exclusivos para animação.

Com um ótimo roteiro e ótimo trabalho áudio-visual, O Menino e o Mundo me impressionou fortemente, e levaria um 8,5. Partindo da máxima de não dar mais notas "quebradas", este tesouro do cinema nacional leva uma Nota 9,0.

4 comentários:

Unknown disse...

que sejas feliz enquanto é vida e seja plena enquanto viva!

Ivan disse...

Obrigado, faço os mesmos votos a ti :)

Unknown disse...

Assisti O Menino e o Mundo recentemente, por isso so li o seu comentario agora. Eu achei o filme maravilhoso, mostra de uma forma bem poetica a jornada do menino em suas alegrias e tristezas. Merecido a sua nota 9!
Beijos, Joyce

Ivan disse...

Olá Joyce! Fico feliz que vc tenha gostado desta obra prima! E obrigado por escrever! Bjs!

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...