terça-feira, 2 de junho de 2015

Crítica - Relatos Selvagens (2014)

Título: Relatos Selvagens ("Relatos Salvajes", Argentina / Espanha, 2014)
Diretor: Damián Szifrón
Atores principais: Darío Grandinetti, María Marull, Leonardo Sbaraglia, Ricardo Darín, Oscar Martínez, Erica Rivas
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=dZWhQMx1SO4
Nota: 7,0

Sombria coletânea com seis contos sobre vingança

Bastam apenas dois minutos de filme para o espectador se dar conta de que está diante de algo sombrio e bizarro. Estes são dois bons adjetivos para Relatos Selvagens, filme argentino indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015.

Porém, há um substantivo que define Relatos Selvagens de maneira muito mais acurada: Vingança. O filme se trata na verdade de seis contos distintos sobre este tema; auto-suficientes e completamente isolados uns dos outros.

Todos os contos focam bastante em conflitos entre os personagens. Poderia se dizer que a violência também está presente em todas as histórias (o que justifica o "Selvagens" do título), e até está... mas se o terceiro conto é extremamente violento - e até chocante - o quarto e sexto contos não têm a violência como foco. Outras características comuns que podem ser encontradas em quase todos os contos de Relatos Selvagens são o humor negro e os finais surpreendentes. Mas mesmo assim, há exceções: o quarto segmento - "Bombita" - que é protagonizado por Ricardo Darin é bastante previsível.

Os contos de Relatos Selvagens também possuem diferenças relevantes entre eles. São filmados de maneiras distintas, seja pela estrutura do roteiro, pela paleta de cores e enquadramentos utilizados nas câmeras, ou simplesmente pelos mais variados cenários utilizados. Em ordem, temos histórias se passando dentro de um avião, dentro de um restaurante, em uma estrada, no centro de uma cidade, em uma mansão, e finalmente, em um casamento.

As histórias em si se alternam entre o "razoável" e o "muito bom", fazendo que, na média, Relatos Selvagens seja em termos de roteiro algo "bom e interessante". Falta ao filme, entretanto, um algo a mais... como por exemplo, que todos os seis contos se relacionassem entre si de alguma maneira, o que não acontece.

Vendido como uma "comédia de humor negro" - título que concordo apenas parcialmente, já que o filme tem sim sua parte de humor negro, mas apenas em poucos momentos nos tenta fazer rir - Relatos Selvagens conquistou diversas indicações ao longo de importantes festivais do planeta. Não levou muitos prêmios, mas voltando ao assunto "indicações" acho bem surpreendente a Academia indicar este filme para o Oscar. Relatos Selvagens tem um estilo bastante diferente do que eles costumam promover. Nota: 7,0

2 comentários:

Unknown disse...

O filme me pareceu excelentes, boas ações, bons locais, mas o que eu gostei foi ver Leonardo Sbaraglia , super ator com um grande historial. É melhor que agora está agindo de chumbo O Hipnotizador.

Ivan disse...

O cinema argentino tem nos brindado com ótimos filmes com certa frequência. Nesta quinta está estreando "O Clã" nos cinemas brasileiros. Espero conseguir ver. Obrigado pelo comentário!

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...