segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Planetary de volta ao Brasil!


Planetary está sendo mais uma vez publicado no Brasil. E do seu começo! Ótima oportunidade para quem ainda não conhece aquele que considero um dos grandes títulos de quadrinhos dos últimos 15 anos. Foram 27 edições, a última delas publicada nos EUA em 2009; e que aqui será publicada mais uma vez pela Panini em quatro encadernados.

Para apresentar melhor Planetary para vocês, eis o texto sobre ele, retirado do site de quem vende, a Panini Brasil:

Planetary é uma criação do aclamado roteirista Warren Ellis. A série conta uma história atemporal que vira as convenções do gênero moderno de super-heróis de cabeça para baixo. Elijah Snow – um homem de cem anos de idade –, Jakita Wagner – uma mulher extremamente poderosa, e O Baterista – um homem com a habilidade de se comunicar com máquinas. Juntos, eles formam o núcleo do grupo que busca evidências de atividades super-humanas; são arqueólogos dedicados a descobrir segredos e histórias paranormais, como a de um computador da 2ª Guerra capaz de acessar outros universos, um espírito fantasmagórico da vingança, uma ilha repleta de carcaças de monstros radioativos e muito mais!”

Planetary é uma verdadeira homenagem à História dos quadrinhos e a ficção científica em geral. Sua mitologia tem como base os heróis Pulp (aqueles dos quadrinhos até a década de 40), porém, em seu todo, o número de re-invenções e re-interpretações de personagens clássicos de todas as épocas é vasta e inspiradíssima. Nas primeiras edições somos apresentados a uma visão mais "real e científica" do Hulk, monstros gigantes que atacam o Japão, Shazam e Doc Savage. E é só o começo!

A estrutura de Planetary me lembra Arquivo X... assim como Mulder e Scully eram “Investigadores do Paranormal”, a organização Planetary é composta de  "Arqueólogos do Impossível".

Em Arquivo X tínhamos 2 tipos de episódios... um de investigação da “coisa bizarra da semana”, história fechada; e outro da mitologia da série, uma conspiração/invasão alienígena.

Já em Planetary também temos fascículos fechados de “investigação da coisa bizarra da semana” – sendo este “bizarro” algo da mitologia dos quadrinhos (fantasmas, monstros, super-heróis) ou algo de ficção científica (universos paralelos, viagens no tempo, etc) e também temos os fascículos de mitologia da série... que basicamente são as que envolvem uma organização rival da Planetary (porém muito mais poderosa e maligna), chamada de “Os Quatro” (e que pasmem, são uma cópia do Quarteto Fantástico).

O texto, como já dito acima, é do excelente Warren Ellis. Já os desenhos também são um espetáculo a parte. Com cores, realismo e efeito de três dimensões acima da média do que vemos nos quadrinhos, as imagens produzidas por John Cassaday são fantásticas. Para quem ainda não sabe de quem estou falando, um dos trabalhos mais famosos (e até recentes) de Cassaday são as 25 primeiras edições do também ótimo Surpreendentes X-Men (Astonishing X-Men).

Fica aqui a dica. Se você conhece (e gosta) da história do universo dos quadrinhos e ao mesmo tempo você conhece (e gosta) de ficção científica esta série vai certamente te agradar. É este mix de dois assuntos tão distintos do mundo pop em um mesmo título que faz de Planetary uma obra única e especial!

Na edição 13, um encontro com... Sherlock Holmes e Drácula!
E na edição 16, uma luta pra lá de cinematográfica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você PRECISA conhecer Supergirl: Mulher do Amanhã (e tem Brasileira envolvida!)

Tom King é um dos principais escritores de quadrinhos da DC Comics da última década. E na minha opinião, bastante irregular... já que entre...