sexta-feira, 15 de julho de 2016

Crítica - Caça-Fantasmas (2016)

TítuloCaça-Fantasmas ("Ghostbusters", EUA, 2016)
Diretor: Paul Feig
Atores principais: Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Leslie Jones, Kate McKinnon, Chris Hemsworth, Neil Casey, Andy Garcia, Cecily Strong
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=OrRd0LwInXA
Nota: 6,0
Reboot versão feminina do clássico dos anos 80 é bom!

O nome do filme é Caça-Fantasmas, mas poderia muito bem chamar Como um Trailer Ruim Pode Arruinar um Filme Bom. Afinal, quatro meses atrás, quando o primeiro trailer deste filme foi enfim revelado a reação do público foi catastrófica: o número de cliques de "Não-Gostei" era duas vezes maior que o número de cliques "Gostei" no site Youtube. E o que eu acho disto? Acho correto, já que o vídeo era mesmo bem ruim. Agora que assisti Caça-Fantasmas no cinema posso tranquilizá-los: as piadas ruins foram "jenialmente" escolhidas para o trailer e as boas ficaram no filme completo. Então, ignorem estas críticas que já começaram a surgir na Internet novamente: ou são de haters, ou são de quem não assistiu o filme ainda.

A história é mesmo um reboot da franquia. É um filme de origem, recontado do zero: tudo o que aconteceu em Os Caça-Fantasmas (1984) e em Os Caça-Fantasmas 2 (1989) é desconsiderado. Aliás, as estrelas dos primeiros filmes que ainda estão vivas aparecem fazendo pequenas pontas para agradar os fãs. Temos então as participações de Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Ernie Hudson e Annie Potts.

Na história, Erin Gilbert (Kristen Wiig) e Abby Yates (Melissa McCarthy) são cientistas que sempre acreditaram em fantasmas mas nunca foram levadas a sério. Mas as coisas começam a mudar quando um desajustado Rowan North (Neil Casey) começa a trazer fantasmas para nossa realidade. Eis então que junto com as amigas Patty (Leslie Jones) e Holtzmann (Kate McKinnon) elas formam o grupo Caça-Fantasmas para salvar o dia.

Caça-Fantasmas é surpreendentemente engraçado, mais até que os filmes originais. O filme se modernizou bem, e também fez uma eficiente mudança de gênero. Sim, agora são as mulheres que mandam e o enredo é muito menos masculino.

O começo da história é muito bom, eficiente em fazer humor e apresentar/desenvolver os personagens. Infelizmente o filme vai perdendo gradualmente sua força até o arco final, seu ponto fraco, onde temos um conflito sem muitos desafios para as heroínas. De qualquer forma, como um todo, Caça-Fantasmas é bastante agradável e divertido.

O filme é repleto de piadas e muitas delas são bem engraçadas. Entretanto, há sim algumas piadas ruins... ou melhor dizendo, não é nem a questão da piada em si, e sim de timing. Assim como já aconteceu por exemplo em Homem de Ferro 3, há alguns alívios cômicos em momentos inapropriados.

Mas o que mais me desagradou foi de longe a atriz Kate McKinnon e sua personagem. Sua atuação é bem ruim, e a maluca engenheira hiperativa que ela interpreta é completamente fora de sintonia com o restante do filme. Terrível!

Falando em atrizes, fico feliz em ver a Kristen Wiig sendo a personagem de melhor destaque. Sempre achei ela bonita, talentosa e engraçada. E ela mostra mais uma vez aqui que estou certo a seu respeito, pois ela está muito bem... até a batalha final. De fato, cenas de ação decididamente não são seu forte, e o mesmo pode ser dito das 3 protagonistas. Sendo justo, o quarteto de rapazes de meia-idade do Caça-Fantasmas original também não era nada bom em cenas deste tipo.

Em resumo, o novo e feminino Caça-Fantasmas não deve nada a nenhum dos dois filmes originais. É do mesmo nível deles, definitivamente não é pior. Portanto, se você era fã da franquia antes, vai adorar este filme (meu caso). E se não gostava dos filmes anteriores, provavelmente não vai ser aqui que vai começar a gostar. Nota: 6,0


PS: fiquem atentos as cenas pós-créditos! Poucos segundos após o final já temos uma cena extra com a Sigourney Weaver. Depois, enquanto os letreiros aparecem, vemos boa parte do elenco dançando algo parecido com Thriller - cena aliás que era do filme mas foi cortada na edição final. E finalmente, após todos os créditos temos uma breve cena com gancho para uma futura continuação.

4 comentários:

marcos.moreti disse...

Vamos lá, caro Ivan, devo escrever mais a respeito no meu próprio face, por conta das polêmicas e da reação inclusive dentro do filme, mas aqui vamos no básico:

Achei uma comédia muito eficiente, com toques de ação que também funcionam. A caracterização das meninas e suas motivações foram suficientes para mim, dentro da proposta do filme.
Também dentro da proposta e do universo apresentado, a Holtzmann não só não me incomodou como foi um dos destaques para mim. O nível de insanidade, do inesperado da personagem foi enorme e considero que funcionou porque o carisma dela também deve ter feito efeito.
Da mesma forma, a Patty também demonstrou um timing cômico e uma presença que justificam sua participação no grupo, muito embora se fugisse da ideia da personagem negra que conhece as ruas teria sido mais original.
Enquanto isso, Erin Gilbert e Abby Yates são personagens competentes, mas que empalidecem frente às outras duas. Abby inclusive é uma personagem bem contida perto do que se pode esperar da McCarthy, e considero esse um ponto positivo para o filme.
Outro ponto forte foi o bom uso do 3D, que se encaixou perfeitamente dentro da característica da proposta e ritmo.
O único porém para mim, e não se trata de um grande porém está mais para um detalhe, é o personagem do nosso amigo Thor, mesmo dentro desse universo louco, o exagero da caricatura incomoda um pouco. Embora eu entenda que é totalmente dentro da ideia da inversão ao machismo contido na maioria dos filmes.
Enfim, considero uma comédia 8/10.

Spoilers leves:

P.S.: das participações especiais dos Ghostbusters anteriores, a que menos me agradou foi do Bill Murray. Dan Aykroyd, Sigourney Weaver e Ernie Hudson tiveram ótimas e divertidas cenas.

Ivan disse...

Olá Dr. Marcos. Valeu pelos comentários. :) De minha parte, quem eu menos gostei foi Holtzmann e do personagem do Chris Hemsworth. Entretanto, como pelo menos o personagem dele vai ficando menos burro com o passar do tempo, fiquei menos incomodado.

Assisti a versão 2D, bacana saber que a versão 3D é boa.

Finalmente, fico feliz q você também tenha gostado do filme. Faça sua parte e fale pros seus amigos irem lá prestigiar esta franquia, que merece continuar. ;)

Unknown disse...

Adoro os filmes de comedia! Eu acho que esse filme de Kate McKinnon é o melhor. Caça-Fantasmas é uma das melhores produções que ela fez. Para mim ela é uma muito boa atriz. Os filmes dessa mulher são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável por provocar risos. Por exemplo quando vi A Noite é Delas trailer o ano passado automaticamente vi os detalhes que a caracterizaram. Seu trabalho é excepcional, seu estilo e personalidade estão bem marcados neste filme, acho que ninguém teria feito um melhor trabalho que ela. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um êxito.

Ivan disse...

Olá, tudo bem? Só conheço a Kate do SNL, de que mais gosto quando ela faz imitações (especialmente da Hillary Clinton). Fora das imitações ele tem um jeito mais "escandaloso" que se encaixa bem no SNL mas não funcionou pra mim neste filme. De qualquer forma, falando de carreira, as 4 protagonistas são bastante talentosas e engraçadas! Obrigado pelo comentário, abraços!

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...