sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Uma análise de todas as Graphic Novels do Maurício de Sousa até agora - Parte 3 de 3


E depois da Parte 1 e Parte 2, finalmente a tão aguardada terceira e última parte. Confiram!

7 - Penadinho: Vida
Artistas: Paulo Crumbim e Cristina Eiko (roteiro e desenhos)
Lançamento: Maio de 2015
Nota (1 a 5): 4
Comentários: Antes de comentar sobre a história, preciso comentar sobre a arte. Ela é um pouco infantil, mas maravilhosa, principalmente na colorização. Penadinho (e os demais fantasmas), literalmente brilham nas páginas. O impacto visual é realmente impressionante. Na história, Alminha é raptada por um estranho cientista que transforma fantasmas em perfume. Penadinho e sua turma vão, é claro, ao resgate da moça. A história não é muito inovadora, mas mesmo assim, bacana e ágil. Misturando drama e humor, a grande qualidade do roteiro é ser romance e história de origem ao mesmo tempo.

8 - Turma da Mônica - Lições
Artistas: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (roteiro e desenhos)
Lançamento: Julho de 2015
Nota (1 a 5): 5
Comentários: Quem pensava que o espetacular trabalho dos Cafaggi em Laços seria inigualável, se enganou. Vitor e Lu criam aqui outra verdadeira obra de arte. Toda a beleza e delicadeza de roteiro e arte presentes em Laços se repetem aqui em Lições. E o climão dos anos 80 com direito a garotos valentões na escola também. Nesta continuação, a turma esquece de fazer a lição de casa, e após alguns desentendimentos, os pais acabam separando o quarteto. Então cada um precisa aprender a se virar sozinho, algo não muito comum na biografia destes personagens. Neste processo temos então só agora - e não no volume anterior - a apresentação através de flashbacks sobre como eles se tornaram amigos pela primeira vez. Belo e emocionante, de rolar lágrimas!

9 - Turma da Mata - Muralha
Artistas: Artur Fujita (roteiro), Roger Cruz (arte) e Davi Calil (cores)
Lançamento: Setembro de 2015
Nota (1 a 5): 3
Comentários: Assim como em Piteco - Ingá, temos uma grande alteração nos personagens de Maurício de Sousa. Porém se Piteco foi abrasileirado, em Muralha a Turma da Mata infelizmente vira uma mistura de quadrinhos de ação japoneses com estadunidenses; samurais com steampunk. Não a toa, os desenhos são de Roger Cruz, que já desenhou para os X-Men e Homem-Aranha dentre outros.
Na história, Leonino é um imperador cruel, que vive em constante batalha contra uma resistência formada por Raposão, Coelho Caolho e Tarugo, dentre outros. Raptado pelo império ainda quando criança, Jotalhão vive em conflito entre estes dois mundos.
Muralha é uma história de "vamos derrubar o imperador" com Jotalhão vivendo sua Saga do Herói particular. A história é longa e bacana, porém repleta de clichês. Já os bons desenhos - que algumas vezes chegam a lembrar cenas de cinema - nas lutas do ato final são bem confusos em alguns momentos, ficando difícil entender o que aconteceu exatamente. O resultado é um trabalho interessante, mas que assim como em Chico Bento - Pavor Espaciar, o uso dos personagens da Turma da Mônica é algo totalmente irrelevante para a trama.


E tem mais!
Já foram anunciados mais 2 novos títulos pra fechar a "fase 2" iniciada em 2014 com Bidu - Caminhos. Até o final do ano teremos Louco, por Rogério Coelho. Já Papa-Capim, por Marcela Godoy e Renato Guedes provavelmente só chegará no primeiro semestre de 2016.

Resumindo...
Seguem os 9 títulos e suas respectivas notas somadas as 3 partes:
  • Astronauta - Magnetar: Nota 3
  • Turma da Mônica - Laços: Nota 5
  • Chico Bento - Pavor Espaciar: Nota 2
  • Piteco - Ingá: Nota 4
  • Bidu - Caminhos: Nota 3
  • Astronauta - Singularidade: Nota 4
  • Penadinho - Vida: Nota 4
  • Turma da Mônica - Lições: Nota 5
  • Turma da Mata - Muralha: Nota 3

... e concluindo
Se você ainda não leu Laços e Lições dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi parem AGORA o que estão fazendo e vão atrás destas obras primas! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...