sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Cobertura Oscar 2015 - Os principais filmes + Os palpites para os vencedores

Falta pouco. Neste domingo, dia 22 de fevereiro, teremos a cerimônia de premiação da 87ª edição do Academy Awards, popularmente conhecido como "Oscar".

Confiram abaixo todos os filmes com múltiplas indicações, ordenados por número total das mesmas. E percebam que a grande maioria dos nomes já tiveram sua crítica publicada no Cinema Vírgula!

4: Sr. Turner
3: Caminhos da Floresta e Invencível

Pelos títulos acima, a conclusão é que não há um grande favorito nem um "grande filme" dentre os candidatos. Este cenário implica em que deveremos ter uma das cerimônias mais equilibradas (e talvez surpreendente) dos últimos tempos.


Quem vai levar? Quem merece levar?

E mantendo a tradição do Cinema Virgula, mais uma vez irei tentar adivinhar os vencedores. Em 2012 eu acertei os 7 dos 7 palpites que dei. Em 2013, acertei apenas 3 de 7. Em 2014 acertei 6 de 6, gabaritando novamente. Desta vez irei palpitar nas 8 principais categorias (elas estão apresentadas abaixo na ordem em que aparecem na cerimônia).

Melhor Ator Coadjuvante
- Quem vai levar: J.K. Simmons (Whiplash)
- Em quem eu votaria: Mark Ruffalo (Foxcatcher)
- Comentários: Na teoria, J.K. Simmons é uma das maiores barbadas deste Oscar, já que ele venceu com este mesmo papel todas as principais premiações até aqui. Nada contra sua vitória, mas entendo que a atuação de Mark Ruffalo é bem mais desafiadora, e obrigou o ator a se preparar por quase 6 meses para o papel.

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem vai levar: Patricia Arquette (Boyhood)
- Em quem eu votaria: Patricia Arquette (Boyhood)
- Comentários: Patricia é outra que tem levado muitos prêmios, e sua atuação é realmente boa. Entretanto, voto nela por exclusão: não vi Laura Dern (Livre) nem Meryl Streep (Caminhos da Floresta); e já Keira Knightley (O Jogo da Imitação) e Emma Stone (Birdman), embora ambas mandando bem, entendo ter participação pequena demais para valer um prêmio.

Melhor Roteiro Adaptado
- Quem vai levarO Jogo da Imitação
- Em quem eu votaria: como nenhum me impressionou, não vou opinar
- Comentários: O favorito é O Jogo da ImitaçãoWhiplash e Sniper Americano correm por fora. 

Melhor Roteiro Original
- Quem vai levarBirdman O Grande Hotel Budapeste
- Em quem eu votaria: O Grande Hotel Budapeste
- Comentários: Os diretores/roteiristas Alejandro Iñárritu, Wes Anderson e Richard Linklater duelarão respectivamente com Birdman, O Grande Hotel Budapeste e Boyhood para Melhor Roteiro, Melhor Direção e Melhor Filme. São as três categorias mais disputadas e justamente aquelas em que entendo ser mais possível eu errar. Acredito que a Academia vai "dividir" os prêmios entre eles e aqui, acho que quem leva é BirdmanO Grande Hotel Budapeste vem como o segundo favorito nesta categoria, e como eu admiro há tempos o trabalho de Wes Anderson, é pra ele quem votaria.
Atualizado em 21/02 as 18h20: agora acho que Wes Anderson levará o roteiro, afinal, é a categoria "das 8 principais" onde ele tem mais chance. E aí pesa o conceito do "distribuir" os prêmios entre eles.

Melhor Diretor
- Quem vai levar: Richard Linklater (Boyhood)
- Em quem eu votaria: Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
- Comentários: continuando o raciocínio da categoria anterior, assumo que se Iñárritu for premiado pelo roteiro, não será premiado aqui de novo, mesmo sendo o atual favorito. O segundo favorito é Richard Linklater, que é o meu palpite. Mais uma vez, por gostar de Wes Anderson, torço por ele. Mas se ficar mesmo nas mãos de Linklater, também é bastante merecido.
Atualizado em 21/02 as 18h20: como acho agora que Wes Anderson levará o roteiro, sobraria pela lógica que Iñárritu levasse este aqui. Porém, acho que a Academia vai fazer uma média e não deixar o tão querido Linklater voltar para casa de mãos vazias pela terceira vez. Iñárritu foi indicado menos vezes antes que ele, e ainda por cima não é estadunidense...

Melhor Atriz
- Quem vai levar: Julianne Moore (Para Sempre Alice)
- Em quem eu votaria: Rosamund Pike (Garota Exemplar)
- Comentários: Julianne Moore é a grande favorita e embora já tenha sido indicada outras vezes no passado, nunca levou. Mais que merecido se ela levar agora. Mesmo assim, minha torcida será para Rosamund Pike pelo simples fato que sei há tempos que a Julianne é uma grande atriz... e no caso da Rosamund, ela foi pra mim a grande surpresa feminina de 2014.

Melhor Ator
- Quem vai levar: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
- Em quem eu votaria: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
- Comentários: ficarei bastante surpreso se o vencedor desta categoria não for Eddie Redmayne ou  Michael Keaton. E a performance de Redmayne é muito superior a de Keaton, o que significa que ficarei bastante desapontado se o último vencer. Mesmo assim, pelo seu carisma perante aos votantes, o protagonista de Birdman tem chance real de levar.

Melhor Filme
- Quem vai levar: Birdman
- Em quem eu votaria: Birdman ou O Grande Hotel Budapeste ou Boyhood
- Comentários: Muito disputado, conforme já expliquei antes, mas acho que vai dar Birdman. De minha parte, considero a grande maioria dos oito indicados em um nível bem parecido. Certamente Selma foi o que mais me emocionou; mesmo assim, já que o número de escolhas é grande, prefiro optar pelos filmes que são mais "diferentes", o que nos leva ao trio acima, que é curiosamente o trio favorito. Vencendo qualquer um destes três, ficarei satisfeito.
Atualizado em 21/02 as 18h20: agora que entendi no detalhe como a votação final para esta categoria funciona (aguardem meu post pós-Oscar), reconheço que as chances de Birdman levar caem consideravelmente. Mesmo assim, teimosamente, mantenho meu palpite. Mas na prática, não só Boyhood passa a ser o favorito, como entendo até termos um quarto possível ganhador aqui: O Jogo da Imitação corre por fora.

Não percam!
Repetindo, a cerimônia do Oscar será domingo dia 22. Embora a cerimônia comece as 22hs, o canal TNT irá iniciar suas transmissões já a partir das 20h30, mostrando o famoso "tapete vermelho" com os famosos chegando para a festa. A TV aberta deverá ter transmissão da Globo, que entretanto deverá perder o início da cerimônia e só começar a transmitir após o término do BBB 15.

E vocês? Quem acham que vai ganhar? Para quem vocês estão torcendo? Deixem seus palpites aqui nos comentários e depois veremos quem é mais "pé quente". ;)


Atualizado em 21/02/15 as 18h20: pensando melhor, acabei mudando a opinião sobre "quem será o vencedor" naquelas 3 categorias mais difíceis. Agora acho que quem leva o Roteiro será o O Grande Hotel Budapeste, quem leva o Diretor será o Richard Linklater, e caiu a ficha que Birdman levar o Oscar de Melhor Filme é bem difícil, o verdadeiro favorito é Boyhood. Dito isto, vou alterar 1 dos meus palpites (o de roteiro), mas manter o do Oscar de Melhor Filme por teimosia. ;)

5 comentários:

Unknown disse...

Melhor filme: Boyhood
Melhor diretor: Birdman
Melhor roteiro orig.: Grande Hotel Budapeste
Melhor roteiro adap.: Whiplash (Teoria de tudo, jogo de imitação e sniper tem diálogos artificiais, momentos clichês, whiplash pelo menos tem o ótimo dialogo no bar sobre "Good job")
Atores: Moore, Redmayne, Simmons e Arquette.
Obs sobre atriz coadjuvante: Queria muito que ou Streep ou Dern ganhassem, mas Streep não ganharia seu quarto oscar sendo uma bruxa em um musical "bobinho" da disney, mesmo que rouba o show, e Dern, mesmo que marcante no filme, aparece por pouco tempo no filme. Ja Stone e Knightley serem indicadas, é só por causa de seus filmes, já que houve atuações muito melhores: Jessica Chainstain (O Ano mais violento), Carrie Coon (Garota Exemplar) e Tilda Swinton (Snowpiercer).

Escreverei mais tarde no meu blog um post mais detalhado sobre os indicados :)

Ivan disse...

Obrigado pelo post! Conforme conversamos antes, mudei algumas opiniões e alterei meu post. Mas agora ficamos com palpites muito parecidos kkk

Abraços!

Melissa Lima disse...

Ivan,

Melhor filme: Boyhood (mas torço pelo Grande Hotel)
Melhor diretor: Birdman ou Boyhood
Melhor roteiro orig.: Grande Hotel Budapeste
Melhor roteiro adap.:Teoria de tudo
Ator:Redmayne
Atriz:Moore (mas queria que Garota Exemplar levasse...)
Ator Coadj: Mark Rufallo
Atriz Coadj: Arquette

Achei bem fraco os filmes desse ano :(

Unknown disse...

Minhas apostas: Filme: Boyhood /\ Direção: Boyhood /\ Ator:Michael Keaton - "Birdman" /\ Atriz: Julianne Moore (minha atriz favorita ❤️❤️❤️) - "Para Sempre Alice" /\ Ator coadjuvante: J.K. Simmons - "Whiplash" /\ Atriz coadjuvante: Patricia Arquette - "Boyhood" /\ Filme estrangeiro: “Relatos Selvagens" - Argentina 💙💛💙

Unknown disse...

Melhor Roteiro Adaptado:
“Whiplash /\ Melhor Roteiro Original: O Grande Hotel Budapeste (que também tem a melhor fotografia) /\ Melhor Trilha Sonora Original: A Teoria de Tudo /\ mas vou torcer pelo Redmayne 😉😉

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...